terça-feira, setembro 21, 2004

Os Pais da Nação

Domingo à hora de almoço na Renascença, à noite na “2” e hoje no Público e na RTPN tivemos direito a uma entrevista coim o Professor Silva Lopes, para mim um dos verdadeiros Founding Fathers da nossa democracia, para além do quarteto político Cunhal/Soares/Sá Carneiro/Freitas, a par de outros vultos, na área da Economia e Finanças, como Medina Carreira, Sousa Franco ou, mais recentemente, Saldanha Sanches.
Mais do que Pais Fundadores considero-os bastiões de dignidade, competência, inteligência e honestidade e fazem-me acreditar que não vivemos num país de medíocres.
Uma entrevista com Silva Lopes, tal como com um dos restantes citados (já não Sousa Franco, pelas lamentáveis razões que conhecemos), é um pequeno/grande prazer, neste caso potenciado pelo humor que se percebe nos olhos e face do entrevistado quando desmonta os lugares-comuns do discurso politiquês corrente e destrói as ideias pré-formatadas do politicamente correcto.
Ele já está para lá das dicotomias redutoras da direita/esquerda que temos, dando-se ao luxo de dizer o que inteligentemente pensa.
Sou professor, mas não pude deixar de aplaudir tudo o que ele disse sobre os equívocos da nossa Educação. É verdade, sim senhor, que gastamos excessivamente com a Educação, que temos professores a mais, que temos aplicado muito mal os recursos disponíveis e que a nossa Educação é de má qualidade.
Se não (ou)viram, tentem comprar o jornal ou, em último caso, acedam à versão online.
Nunca é de mais conhecermos o que tem para dizer quem vale verdadeiramente a pena.
Uma entrevista destas vale por não sei quantas declarações ao país de políticos menores.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?