domingo, agosto 22, 2004

Estupidez gauchard

João Mário Grilo é um dos muitos geniais cineastas portugueses.
Pelo menos é assim que ele e os seus mais chegados amigos o consideram.
Por mim, a sua carreira começou e acabou com O Processo do Rei.
Como aquilo lhe saiu direitinho achou-se o máximo a partir daí e o resto foi sempre a descer para a auto-indulgência, a referência cinéfila vazia e os tiques intelectualóides de quem se acha o sucessor directo de Manoel de Oliveira e João César Monteiro, acumulando os seus defeitos e nenhuma das suas qualidades.
Na ausência de outra ocupação pública mais visível, faz crítica generalista de cinema, tv e exposições na Visão e, por regra, asneira que se farta.
A última é sobre a cobertura da RTP dos Jogos Olímpicos. Como não vê tv, embora exerça a crítica, perora sobre o facto da televisão pública apenas se interessar pelo futebol, ideia que colheu nos textos de divulgação no site da RTP. E lamenta que todas as outras modalidades sejam transmitidas a desoras e em diferido.
Infelizmente, não vê televisão por isso não conseguirá perceber a estupidez do que diz.
As transmissões em directo existem na 2, na RTPN (Cabo) e na própria RTP1, durante a maior parte do dia, chegando a estar a ser transmitidas 2 ou 3 modalidades diferentes, conforme o canal. Isto para não falar do que passa no Eurosport (cabo).
Na 2 até a programnação infantil foi substituída a partir das 9 da manhã por sessões de vela, halterofilia, ginástica, etc, etc. Se isto é a desoras é porque é em directo – a Grécia não está no nosso fuso horário. Para ser a horas, se calhar teria de ser em diferido.
Mas tudo isto para João Mário Grilo é irrelevante.
O que interessa é que ele tem uma opinião sobre factos que só existem na sua cabecinha poeirenta e nebulosa.
Longe de tão grande intelecto ir verificar se essas opiniões têm alguma vaga relação com a realidade.
No fundo, as suas opiniões são um prolongamento dos seus filmes, inúteis de tão bons, vazios de tão pretensamente cheios e pretensiosos até ao infinito; ou vice-versa, porque tudo vai dar ao mesmo.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?