domingo, março 28, 2004

Sic-Notícias: o logro

Devo ser dos poucos que acha que a Sic-Notícias é uma pobre estação televisiva noticiosa. Raramente intervem em directo com a rapidez necessária, em especial em acontecimentos internos. É mais rápida a dar notícias internacionais, pois dispõe das imagens da CNN e Sky News.
A programação resume-se a rotações de pivots com segmentos noticiosos comuns à Sic generalista, a documentários enlatados que nunca são interrompidos quando estão em curso factos relevantes de notícia, a entrevistas nocturnas pela nossa versão da Madame Tussaud, e a encenações de debate entre figuras políticas do burgo.
Este últimos momentos são os que considero mais confrangedores por diversas razões entre as quais destacaria o facto dos intervenientes estarem sempre mais preocupados em mostrar civilidade e respeito pelo interlocutor do que em exprimir opiniões consistentes, embora polémicas. Os intervenientes, mesmo que de quadrantes políticos diferentes e por vezes bem afastados, parecem estar sempre no mesmo comprimento de onda, mesmo quando discordam. É tudo muito polido, tudo muito pouco sincero ou, talvez mais preocupante, porventura seja o fiel reflexo do pântano lodoso em que vive a nossa classe política. Quando aparece o Ângelo Correia ninguém reconhece o MAI trauliteiro que foi nos início dos anos 80, quando é o Jorge Coelho até parece que é um estadista da velha estirpe, a Leonor Beleza é uma pálida imagem da arrogância passada, o Miguel Portas traz uma versão muito rosada da revolução no discurso e é raro existir um sobressalto. Valha-nos o Saldanha Sanches que, pelo menos, por vezes parece realmente enfadado com tudo isto.
Depois, quase todos estes opinion-makers de pacotilha aparecem a elogiar, em época de aniversário, muito a acção informativa da estação televisiva que lhes paga por meia hora de frases bacocas e desprovidas de eficácia política.
E assim vivemos todos muito felizes, fazendo crer ao vulgo ser de qualidade aquilo que nos dá oportunidade de aparecer.
E todos vivemos muito felizes.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?