sábado, dezembro 13, 2003

Grandes vultos da Cultura e da Educaçao

Leio numa curta do Expresso que os Ministérios da Cultura e da Educação criaram um grupo de trabalho para articular a acção dos dois organismos. Boa iniciativa, nem parece nossa.
Sigo e leio o nome dos elementos do referido grupo de trabalho e estou de volta a Portugal. Dos seis elementos identificados conheço pessoalmente (embora pouco) dois deles e indirectamente (pela “obra”) outros dois.
Dos que conheço melhor, um é um “aparatchik” do regime (independentemente da cor, mas sempre mais laranja) há duas décadas. Não me lembro de o ver fazer nada, sem um empurrãozinho ou um subsidiozinho do Estado. Foi jovem enquanto isso deu jeito; agora já é mais respeitável, pois com 40’s é difícil ser jovem com ideias frescas. O outro, valor à parte, foi um dedicado “aparatchik, não do regime, mas da Doutora/Comissária/Directora/Comissária/Directora/etc Simonetta Luz Afonso durante os gloriosos anos 80/90 (IPM, Expo’s e tudo à mais à mistura). Sempre serviu com elevada dedicação a sua “master”. Nenhum deles, ao que saiba, tem grande experiência de Educação (pois, o actual Ministério só engloba Básico e Secundário).
Dos restantes, o que sei também não abona pela grande experiência na área da Educação ou, mesmo, da Cultura, a menos que aí se incluam serviços prestados com dedicação ao(s)/à(s) seu(s)/sua(s) patrono(s)/patrona(s), quase certamente os(as) que os(as) indicaram para este distinto posto. Esperamos pois – em 90 dias – com elevada ansiedade as originais propostas que irão elaborar.
Pela minha parte, desejo um voto para este grupo de trabalho: que as ajudas de custo sejam boas e aja sempre subsídios para os amigos.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?