sábado, setembro 13, 2003

Será desta ?

A investigação do Expresso sobre pedofilia e prostituição infantil e juvenil começa a tocar em pontas cada vez mais interessantes. Não sei se alguma vez poderá chegar mesmo ao que interessa mas para quem estiver atento começam a vislumbrar-se os contornos do polvo.
Não venham agora os responsáveis políticos das últimas décadas dizer que não sabem de nada, nem nunca ouviram dizer nada.
É pura e simplesmente incredível que alguém suba na hierarquia política (diplomática, académica, económica, artística) do nosso país sem ter participado ou sabido de muito do que se passava e passa por este submundo de Lisboa e não só. Se não participaram, viram, se não viram, souberam e ouviram falar mas, “como não tinham provas” (a desculpa é sempre esta), nada fizeram e pactuaram com a coisa; se nada sabiam só podem ser clones do Tino de Rans.
Todas as épocas são animadas, mas não era foi so na ditadura que existiram escândalos abafados. Neste aspecto, as diferenças não são assim tantas. Aliás, em democracia a sofisticação do “abafanço” e as cumplicidades geradas até têm de ser maiores, pois é muito mais fácil um encobrimento em ditadura.
E, em casos como estes, desconfiemos sempre de dois tipos de personagens: tanto os que fogem do assunto como o Diabo da cruz, negando todo e qualquer conhecimento, como os que aparecem a bater no peito e a gritar muito pelos direitos dos cidadãos. Pela discrição ou pelo alarido todos têm algo a esconder.
O problema é que são poucos os que não têm telhados de vidro e, portanto, poucos são os que sabem e estão dispostos a falar sem correrem o risco de se verem envolvidos, por acção ou omissão.
Porque, se viesse a público tudo o que tem a ver com diversas modalidades de prostituição encoberta na nossa sociedade (não tenho nada e, antes pelo contrário, sou totalmente a favor da legalização da prostituição como actividade profissional legal e reconhecida), poucas seriam as figuras da vida pública portuguesa dos últimos 25 anos que não apareceriam com maiores ou menores quantidades de lama em cima.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?